Soja: Frente às notícias da demanda, mercado amplia ganhos em Chicago nesta 5ª feira
Durante o pregão desta quinta-feira (10), os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) ampliaram os ganhos. As principais posições da commodity exibiam ganhos entre 7,00 e 7,50 pontos, por volta das 16h28 (horário de Brasília). O vencimento janeiro/16 era cotado a US$ 8,83 por bushel.
Segundo informações das agências internacionais, o mercado exibe um movimento de correção técnica depois das quedas recentes. Além disso, os números das exportações semanais acima do esperado pelos participantes do mercado contribuem para a sustentação das cotações, conforme ressaltou o site Farm Futures.
Na semana encerrada em 3 de dezembro, as vendas totalizaram 1.454,0 milhão de toneladas, enquanto as expectativas dos traders variavam de 700 mil a 1,1 milhão de toneladas. As exportações de farelo de soja também toneladas. Os dados foram reportados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nesta quinta-feira.
E o mercado ainda contou com a notícia de uma nova venda de soja dos EUA para a China, de 120 mil toneladas.
Ao lado da pouca movimentação dos preços em Chicago, o dólar também não atua com muita força frente ao real, embora trabalhe do lado positivo da tabela, e tira as referências de valor do mercado.
Às 14h20, a moeda norte-americana subia 1,06% com R$ 3,77. Segundo explicam economistas e especialistas, o mercado reage – de forma ainda contida – à decisão da agência de classificação de risco Moody’s de retirar o selo de bom pagador do Brasil.
“Eu diria que o mercado já deu conta de boa parte do ajuste que precisa ser feito para incorporar o downgrade”, disse um operador de uma gestora de recursos internacional à agência de notícias Reuters.