Parlamentares do Texas aprovam novo mapa eleitoral para tentar manter maioria de Trump no Congresso

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Escócia, em 29 de julho de 2025 — Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Escócia, em 29 de julho de 2025 — Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

Os parlamentares do Texas aprovaram, na madrugada deste sábado (23), um novo mapa eleitoral que pode render cinco novas cadeiras para deputados republicanos no Congresso dos Estados Unidos e, assim, ajudar o partido a manter a maioria na Câmara no próximo ano.

Os senadores votaram seguindo as orientações partidárias e aprovaram o mapa por 18 a 11, pouco depois da meia-noite de sábado, após mais de oito horas de debate.

Os planos da senadora democrata Carol Alvarado de bloquear o mapa, como um protesto final, foram anulados quando os republicanos utilizaram moção processual para interromper o debate, encerrar a obstrução e prosseguir diretamente para a votação final.

Agora, o mapa segue para o gabinete do governador Greg Abbott, republicano, para aprovação final.

Embora Newsom tente anular as vantagens conquistadas pelos republicanos no Texas, seu plano ainda requer a aprovação dos eleitores em uma eleição em novembro.

Ambos os partidos estão agora de olho em outros estados onde as regras podem permitir a reformulação antecipada dos mapas, criando mais cadeiras.

A batalha pelo redesenho dos distritos acrescenta um novo elemento volátil e de alto risco às eleições do próximo ano.

Os republicanos atualmente controlam ambas as casas do Congresso e os legisladores do partido atuam em grande parte para realizar os desejos de Trump.

Já os democratas, em dificuldades, esperam que a impopularidade de muitas das políticas de Trump gere uma mudança no equilíbrio de poder na Câmara dos Deputados.

Se os democratas conquistarem a maioria, terão mais elementos para investigar o presidente e membros de seu governo.