Terremoto de 7,8 na Rússia coloca em alerta mesma área atingida por forte tremor em julho

Ponto vermelho indica região onde terremoto foi registrado, em 18 de setembro de 2025 — Foto: USGS
Ponto vermelho indica região onde terremoto foi registrado, em 18 de setembro de 2025 — Foto: USGS
Um terremoto de magnitude 7,8 foi registrado nesta quinta-feira (18) na costa da Rússia, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Um alerta de tsunami chegou a ser emitido para a região, mas foi cancelado.
O epicentro foi localizado a 127 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade de 165 mil habitantes na Península de Kamtchatka, no extremo leste da Rússia. O tremor ocorreu a 19,5 km de profundidade, o que eleva o risco de tsunamis. Em seguida, outros cinco abalos acima de magnitude 5 foram registrados em um intervalo uma hora.
O governador da região de Kamtchatka afirmou que todos os serviços locais foram colocados em estado de prontidão. Não há informações sobre estragos ou feridos.
À época, ondas de até 4 metros atingiram a Península de Kamtchatka, destruindo construções costeiras e forçando centenas de pessoas a deixar suas casas. Não houve registro de mortes.
Em julho, após o terremoto de 8,8, ondas de até 4 metros se formaram na região, destruindo algumas construções costeiras da Península de Kamtchatka, na Rússia. Centenas de pessoas precisaram sair de casa. Não houve registro de mortes.
Veja abaixo um vídeo sobre o tsunami de julho.
Terremoto provoca alerta de tsunami em 20 países





