Nobel da Paz para María Corina Machado deslegitima o regime de Maduro

Ariel Palácios: Nobel da Paz para María Corina Machado é duro golpe político para Maduro

Ariel Palácios: Nobel da Paz para María Corina Machado é duro golpe político para Maduro

A justificativa do comitê para premiar a ativista política — “uma mulher que mantém a chama da democracia via em meio à crescente escuridão” — traduz uma reprimenda a Maduro, há 12 anos no poder, em seu terceiro mandato consecutivo.

María Corina Machado sempre falou pelos direitos humanos, pelo povo venezuelano. Ela é o equilíbrio contra os tiros (do regime Maduro)”, afirmou o presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Jorgen Watne Frydnes.

María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2025 — Foto: Gaby Oraa/Reuters

María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2025 — Foto: Gaby Oraa/Reuters

Escolhida nas primárias, com 90% dos votos, ela parecia unificar a fragmentada rede opositora contra o presidente e arrastava multidões no país em que as instituições estatais foram esvaziadas e são controladas pelo regime.

Respaldada por observadores internacionais, a oposição reivindicou a vitória nas eleições, com vantagem de 70% dos votos sobre Maduro. A despeito dos protestos pela falta de transparência e do não reconhecimento por boa parte da comunidade internacional, o regime se consolidou no poder, prendendo mais opositores.

González está exilado na Espanha, e María Corina, que é acusada pela Procuradoria-Geral da Venezuela por apoiar as sanções dos EUA contra a Venezuela, passou a viver escondida. A líder da oposição foi agraciada, no ano passado, com dois prêmios importantes de direitos humanos: o Sakharov —a mais alta distinção da União Europeia— e o Václav Havel, do Conselho da Europa.

Ambos não se comparam à visibilidade do Nobel da Paz. Especialmente num momento em que Maduro está sob pressão do governo Trump, que qualifica o regime como um Estado narcotraficante e posicionou navios de guerra no Mar do Caribe, perto da costa venezuelana. De antemão, o prêmio à sua principal opositora deve ajudar a minar os esforços que o ditador vem fazendo para angariar popularidade às custas da ofensiva americana.

LEIA TAMBÉM:

Comitê do Nobel da Paz comenta 'campanha de Trump' pelo prêmio

Comitê do Nobel da Paz comenta ‘campanha de Trump’ pelo prêmio