VÍDEO mostra momento da prisão de Luigi Mangione em lanchonete na Pensilvânia
Polícia divulga vídeo do momento da prisão de Luigi Mangione em lanchonete na Pensilvânia
A polícia da Pensilvânia divulgou para a imprensa, nesta terça-feira (9), o vídeo do momento em que policiais abordaram Luigi Mangione na lanchonete em que ele estava quando foi preso, em dezembro do ano passado.
Antes de ser liberado, o vídeo foi exibido esta semana em um tribunal de Nova York, como parte da audiência preliminar de Mangione.

Luigi Mangione sendo abordado por policiais — Foto: Pennsylvania State Police via AP
Luigi Mangione sendo abordado por policiais — Foto: Pennsylvania State Police via AP
Seus advogados tentam que parte das provas contra ele sejam anuladas. A defesa argumenta que ele foi revistado e interrogado ilegalmente, e que a polícia não tinha um mandado de busca para revistar sua mochila — que continha a arma do crime.

Luigi Mangione durante audiência em tribunal de Nova York, em 1º de dezembro de 2025. — Foto: Steven Hirsch/Pool via REUTERS
Luigi Mangione durante audiência em tribunal de Nova York, em 1º de dezembro de 2025. — Foto: Steven Hirsch/Pool via REUTERS
Mangione se declarou inocente perante todas as acusações que enfrenta.
Embora a morte de Thompson tenha sido amplamente condenada por autoridades públicas de todo o espectro político nos EUA, Mangione se tornou um herói popular para alguns americanos que criticam os altos custos da saúde.
Mangione entregando documento a policiais — Foto: Pennsylvania State Police
Relembre o caso
Mangione foi preso na Pensilvânia em dezembro de 2024, após cinco dias de buscas das autoridades. Ele foi encontrado enquanto comia um lanche em uma rede de fast food. O acusado responde pelos crimes de assassinato e terrorismo e está detido em uma penitenciária federal de Nova York.
Em 21 de janeiro, Mangione compareceu a uma audiência judicial em Nova York. Na ocasião, a dele advogada afirmou que pediria a anulação das evidências coletadas durante a prisão, alegando que ele foi revistado ilegalmente e que o procedimento teve “sérios problemas”.
A audiência foi breve e se concentrou no andamento das investigações e na entrega de evidências à defesa. Mangione foi fotografado no tribunal com as mãos e os pés algemados. Do lado de fora da corte, várias pessoas se reuniram para demonstrar apoio a ele.
Vídeo mostra homem atirando contra CEO em Nova York
Quem é Luigi Mangione?
Luigi Mangione, de 26 anos, nasceu no estado de Maryland. Segundo a imprensa norte-americana, ele foi um dos melhores alunos de sua turma e estudou em um colégio de elite de Baltimore.
Mais tarde, ingressou na Penn State University, onde cursou ciência da computação com foco em inteligência artificial. A instituição está entre as melhores universidades particulares dos Estados Unidos.
Nas redes sociais, Mangione demonstrava apreço pelo manifesto de Ted Kaczynski (1942-2023), o “Unabomber”, um dos mais famosos serial killers dos EUA. Ele também criticava o uso de smartphones por crianças.
De acordo com a polícia, antes de ser preso, Mangione morava em Honolulu, no Havaí. Amigos e ex-colegas de trabalho o descreveram como “um cara legal” e disseram ter ficado chocados com o crime.
Mangione vem de uma família rica, que controla um império imobiliário e empresarial. Entre os bens dos Mangione estão country clubs, casas de repouso, estações de rádio, campos de golfe, hotéis, resorts e uma fundação.





