Milei celebra vitórias da direita e quer formar bloco na América Latina contra o socialismo: ‘Região acordou do pesadelo’

O presidente da Argentina, Javier Milei — Foto: Tomas Cuesta/Reuters
O presidente da Argentina, Javier Milei — Foto: Tomas Cuesta/Reuters
O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou que trabalha com outros países da América Latina para formar um novo bloco regional voltado ao que chamou de “ideias da liberdade”. O objetivo seria combater o socialismo. A declaração foi dada em uma entrevista na quarta-feira (31).
Segundo Milei, o grupo ainda não tem nome, mas já reúne dez países. Ele não informou quais participam da iniciativa. À CNN, O presidente disse que o projeto seguirá avançando.
Milei afirmou que o bloco pretende enfrentar o que chamou de “câncer do socialismo”, incluindo o “socialismo do século 21” e o movimento “woke”, termo usado por conservadores para criticar pautas defendidas pela esquerda.
“Parece que a região acordou do pesadelo do socialismo do século 21. As pessoas estão descobrindo que efetivamente é uma farsa.”
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Fora da América Latina, Milei já manifestou interesse em estreitar laços com líderes como Donald Trump, dos Estados Unidos, Benjamin Netanyahu, de Israel, Viktor Orbán, da Hungria, e Giorgia Meloni, da Itália.
Durante a visita de Meloni à Argentina, em novembro de 2024, Milei manifestou a intenção de criar “uma aliança de nações livres, unidas contra a tirania e a miséria”.
Milei deve participar do Fórum Econômico Mundial, que ocorre entre 19 e 23 de janeiro, em Davos, na Suíça.
LEIA TAMBÉM





