Congelamento de vistos: Trump agora quer fechar a porta para imigrantes legais
EUA congelam emissão de vistos de imigrantes para cidadãos de 75 países
Segundo o Departamento de Estado dos EUA, a emissão de qualquer novo visto para imigrantes desses países fica pausada até segunda ordem. O objetivo, segundo o órgão, é rever os critérios usados hoje para barrar estrangeiros que “se tornam um encargo público para os Estados Unidos”.
A diplomacia mundial considera o documento como o principal indicador para onde a maior potência mundial apontará nos próximos anos. Após sua publicação, analistas passaram a avaliar que, ao longo de 2026, Trump voltará suas políticas anti-imigração para restringir a entrada de estrangeiros (mesmo que por vias legais).
“Ele (Donald Trump) basicamente vai desativar o sistema de imigração legal dos Estados Unidos”, afirmou, em dezembro, a diretora de relações governamentais da Associação de Advogados de Imigrantes dos EUA, Shev Dalal-Dheini.
2025: caça e deportação de imigrantes
Até o ano passado, os esforços da política anti-imigração estavam focados em caçar e deportar imigrantes em situação irregular dentro dos EUA.
Quando reassumiu a presidência dos EUA, há quase um ano, Donald Trump prometeu expulsar todos os imigrantes que residem nos Estados Unidos em situação irregular. Em questão de semanas, colocou nas ruas milhares de agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês), para deter, muitas vezes sem mandado de prisão, estrangeiros em situação irregular, mesmo que estivessem em processo de regularização.
➡️ Agora, a nova estratégia mira também o processo de imigração legal para os Estados Unidos. O documento menciona o “fim da era da migração em massa” e defende a necessidade de “proteger as fronteiras contra migração descontrolada, terrorismo, drogas, espionagem e tráfico humano”.
Congelamento de vistos
A pausa na concessão de vistos de imigração para cidadãos de 75 países foi anunciada na quarta (14) pelo Departamento de Estado. Vistos como o de turismo e de negócios não fazem parte dessa categoria e, portanto, não serão afetados.
“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano”, disse o departamento.
A medida deve entrar em vigor a partir de 21 de janeiro e não tem data para terminar, segundo a TV norte-americana Fox News. A reportagem diz ainda que a pausa será temporária e servirá para que o governo dos EUA reavalie os critérios atuais de concessão de vistos a estrangeiros.
Impacto para obesos e pessoas mais velhas

A busca pelo visto EB-2 NIW nos EUA. — Foto: Divulgação
A busca pelo visto EB-2 NIW nos EUA. — Foto: Divulgação
O governo Trump também deve começar a barrar pessoas mais velhas e com sobrepeso, ainda segundo a Fox News — em novembro, a agência de notícia Associated Press já havia afirmado que os EUA consideravam uma nova diretriz para restringir a entrada de pessoas obesas.
Visto para estudantes
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Segundo o comunicado divulgado à época, a medida visava identificar conteúdos considerados hostis aos Estados Unidos, seu governo, cultura, instituições ou princípios fundadores.




