Venezuela deporta aos EUA empresário acusado de ser laranja de Maduro
Alex Saab ao lado de Nicolás Maduro em janeiro de 2024
Federico Parra/AFP
A Venezuela deportou para os Estados Unidos o empresário colombiano Alex Saab, acusado de ser testa de ferro do ditador deposto Nicolás Maduro. As informações foram dadas pelo serviço de migração venezuelano em comunicado publicado neste sábado (16). ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Saab já esteve preso em território americano em 2021 por acusações de lavagem de dinheiro e corrupção. A Venezuela negociou a libertação dele em 2023 e o nomeou ministro da Indústria um ano depois. Delcy Rodríguez, que assumiu a presidência interina após a derrubada de Maduro em uma operação americana em janeiro, o destituiu de todas as funções em fevereiro. Depois, começaram a circular rumores sobre a prisão dele, que nunca foi formalmente confirmada pelas autoridades. “A medida de deportação foi adotada levando em consideração que o referido cidadão…
Ameaças, drones de vigilância e visita da CIA: 5 sinais de que Cuba entrou de vez no radar dos EUA
Donald Trump, presidente dos EUA, e Raúl Castro, ex-presidente de Cuba.
Reuters/Yves Herman e Norlys Perez / Reuters
Cuba enfrenta uma grave crise energética desde o fim de janeiro, quando os Estados Unidos passaram a ameaçar com represálias qualquer país que forneça petróleo à ilha.
Desde então, a escassez de energia fez com que os apagões no país se intensificassem. Em Havana, os cortes de energia já passam de 19 horas por dia, enquanto em algumas províncias a falta de luz dura dias inteiros. Nesta quarta-feira (14), o governo cubano chegou a anunciar que as reservas de combustível da ilha “se esgotaram”, o que gerou protestos em Havana.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Trump posta mapa da Venezuela como 51º estado dos EUA
Imagens de satélite mostram apagão em Cuba após colapso no fornecimento de energia; FOTO
A tensão entre Cuba e Estados Unidos aumentou ainda mais nas últimas…
Crianças-soldado do Sudão viralizam no TikTok; recrutar menores para conflito é crime de guerra
Crianças-soldado do Sudão viralizam em vídeos no TikTok
Um menino de 12 anos, com um fuzil na mão. Tiros ao fundo e corpos atrás dele. Isso tudo aparece num vídeo gravado no Sudão. (veja acima)
Os registros viralizaram no TikTok depois que o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido capturou uma cidade sudanesa.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A rede de jornalismo investigativo Bellingcat confirmou que as imagens são autênticas e foram gravadas no local. Vídeos como esse somam milhões de visualizações e, em muitos casos, são filmados pelas próprias crianças.
A Bellingcat afirma que usar crianças-soldado como ferramenta de propaganda na guerra no Sudão é uma nova tendência assustadora. Recrutar crianças para o conflito é um crime de guerra, mas, na internet, elas são rotuladas de “filhotes de leão”. Por trás da propaganda, reside um trauma profundo: estima-se que metade das crianças sudanesas apresente sinais de…
Ataque de drones da Ucrânia deixa 4 mortos na Rússia, incluindo região de Moscou
Casa pega fogo na região de Moscou após ataque ucraniano
Governo de Moscou via Reuters
Quatro pessoas morreram em um grande ataque de drones da Ucrânia contra regiões da Rússia, incluindo Moscou, que enfrentou a maior ofensiva aérea em mais de um ano neste domingo (17).
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Três pessoas morreram na região de Moscou e uma na região de Belgorod, informaram autoridades russas.
O governador da região de Moscou, Andrei Vorobyov, disse que uma mulher morreu depois que uma casa foi atingida em Khimki, ao norte da capital. Segundo ele, equipes de resgate procuravam outra pessoa sob os escombros.
Dois homens morreram no vilarejo de Pogorelki, no distrito de Mytishchi. Vorobyov afirmou ainda que vários prédios residenciais e instalações de infraestrutura foram danificados.
As defesas aéreas russas destruíram 81 drones que seguiam em direção a Moscou desde a meia-noite, informou a agência estatal TASS, citando…
OMS declara surto de ebola na África como emergência de saúde pública internacional
Um homem é retirado de uma ambulância ao chegar ao Hospital Geral de Referência de Bunia, após a confirmação de um surto de Ebola envolvendo a cepa Bundibugyo em Bunia, província de Ituri, República Democrática do Congo, em 16 de maio de 2026
REUTERS/Victoire Mukenge
O gabinete do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu na noite de sábado (16) uma declaração de “emergência de saúde pública de importância internacional” devido ao novo surto de ebola causado pelo vírus Bundibugyo que afeta a República Democrática do Congo e Uganda.
A declaração, dada após consultas aos Estados afetados, inclui um anúncio de “emergência pandêmica”, embora o comunicado ressalte que o surto ainda “não cumpre os critérios de emergência pandêmica”, tal como são definidos no Regulamento Sanitário Internacional (RSI) de 2005.
Entre as condições que levaram o organismo internacional a qualificar a situação como emergência estão os oito casos de contágio confirmados na…
Lula diz que relação pessoal com Trump pode evitar novas tarifas, em entrevista ao Washington Post
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista ao jornal americano “The Washington Post”, divulgada neste domingo (17), que uma boa relação pessoal com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode evitar a imposição de novas tarifas ao Brasil. “Trump sabe que me oponho à guerra com o Irã, discordo de sua intervenção na Venezuela e condeno o genocídio que está acontecendo na Palestina”, disse à publicação.
“Mas, minhas divergências políticas com Trump não interferem na minha relação com ele como chefe de Estado. O que eu quero é que ele trate o Brasil com respeito, entendendo que sou o presidente democraticamente eleito aqui”, prosseguiu.
A entrevista foi publicada em inglês, e a Secretaria de Comunicação da Presidência não divulgou o material original da fala de Lula. Esta é a primeira entrevista do petista para um jornal desde a reunião dele com Trump em Washington, durante…
Ataque de drone provoca incêndio em usina nuclear dos Emirados Árabes e aumenta tensão em cessar-fogo com o Irã
Um ataque com drone atingiu neste domingo (17) a usina nuclear de Barakah, nos Emirados Árabes Unidos, provocando um incêndio em um gerador elétrico na área externa da instalação e aumentando novamente a tensão no frágil cessar-fogo da guerra envolvendo o Irã.
Nenhum grupo assumiu imediatamente a autoria do ataque. Segundo autoridades de Abu Dhabi, capital do país, não houve vazamento radioativo nem feridos.
Apesar disso, as suspeitas recaíram rapidamente sobre o Irã, que nos últimos dias vinha fazendo ameaças crescentes aos Emirados Árabes Unidos. Durante a guerra, o país recebeu tropas e sistemas antimísseis israelenses Domo de Ferro.
O ataque acontece enquanto o Irã mantém controle sobre o Estreito de Ormuz, rota marítima estratégica por onde passava cerca de um quinto do petróleo e gás natural do mundo antes do conflito, afetando o abastecimento global de energia.
Ao mesmo tempo, os Estados Unidos seguem bloqueando portos iranianos em resposta ao conflito, enquanto…
Petrobras decide desenvolver descoberta de Aram em Santos, diz presidente
Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.
Fernando Frazão/Agência Brasil
A Petrobras decidiu que desenvolverá a descoberta da área de Aram, no pré-sal da Bacia de Santos, afirmou nesta sexta-feira (15) a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
A companhia prevê que deverá ter pelo menos dois poços produtores até 2030, disse a executiva, em coletiva para falar sobre investimentos da empresa no estado de São Paulo.
O bloco Aram foi adquirido em março de 2020, por um bônus de assinatura de R$ 5 bilhões, na sexta rodada de licitação da reguladora ANP, sob o regime de Partilha de Produção.
A Petrobras é a operadora do bloco e detém 80% de participação, em parceria com a chinesa CNPC (20%).
Novo poço de petróleo na Bacia de Santos.
Arte/g1 …
Petrobras prevê R$ 17,6 bilhões para a Replan e anuncia produção de combustível de aviação em 2026
Replan, em Paulínia
Marcos Peron
A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (15), investimentos de R$ 17,6 bilhões na Refinaria de Paulínia (Replan), dentro de um pacote total de R$ 37 bilhões para o estado de São Paulo até 2030. ➡ Entre os projetos anunciados, está o início da produção de combustível de aviação ainda em 2026 e a expansão da capacidade de refino em 5% nos próximos anos, o equivalente a aproximadamente 25 mil barris por dia – veja detalhes abaixo.
O investimento nessa expansão é estimado em R$ 6 bilhões e a obra será executada durante uma parada de manutenção prevista para o primeiro semestre de 2027.
🔎 Hoje, a Replan processa cerca de 434 mil barris por dia e responde por cerca de 20% da capacidade de refino do país, de acordo com a Petrobras.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Vídeos…
IR 2026: contribuinte pode saber em um dia se declaração entregue caiu na malha fina; entenda
O contribuinte pode saber um dia após o envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2026, ano-base 2025, se está com a situação regular ou se possui pendências, ou seja, se caiu na malha fina.
A informação foi divulgada pelo supervisor do Imposto de Renda da Receita Federal, José Carlos da Fonseca. “Então, não existe uma situação chamada malha fina na declaração. É a pendência. A Receita coloca que a declaração está com pendência e a sociedade que chama de malha fina”, disse Fonseca, da Receita Federal. “Regra geral, quando você entrega declaração em um dia, no outro dia ela está processada. As exceções ficam por conta da última semana de entrega, que aí o volume é muito grande, ou então a primeira semana de entrega também. Nesse período, normalmente a gente não consegue processar de um dia para o outro”, acrescentou…

