reportagemdiaria

Para garantir retorno de astronautas ‘presos’, Nasa anuncia exclusão de dois tripulantes de missão da SpaceX

Zena Cardman e Stephanie Wilson foram removidos da missão, mas a agência espacial afirmou que eles poderão participar de futuros projetos. Da esquerda para a direita: Aleksandr Gorbunov, Nick Hague, Zena Cardman e Stephanie Wilson na sede da SpaceX em Hawthorne, na Califórnia, em 6 de maio de 2024.
SpaceX via AP
A Nasa anunciou nesta semana a exclusão de dois tripulantes espaciais da próxima missão da SpaceX para permitir que os dois astronautas que estão “presos” na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), Suni Williams e Butch Wilmore, retornem à Terra.
Com isso, Zena Cardman e Stephanie Wilson, tripulantes da Nasa, foram removidos da missão, mas a agência espacial afirmou que eles poderão participar de futuros projetos.
Já Nick Hague, da agência espacial norte-americana, e Aleksandr Gorbunov, um cosmonauta da Rússia, viajarão em setembro a bordo de um foguete da SpaceX para a ISS. A dupla retornará com Suni…

Exército dos EUA diz ter matado 15 integrantes do Estado Islâmico no Iraque

Operação contou com forças americanas e iraquianas; células jihadistas do EI continuam atacando esporadicamente soldados e policiais. Em 2019, o Estado Islâmico viu seu domínio reduzido a uma pequena faixa de terra em Baghouz, na Síria
Getty Images via BBC
Uma operação conjunta entre forças americanas e iraquianas matou 15 integrantes do grupo Estado Islâmico (EI) no oeste do Iraque, informou nesta sexta-feira (30) o Comando Central no Oriente Médio (Centcom) do Exército dos Estados Unidos, de acordo com a Agência France-Presse (AFP).
A operação, realizada na manhã de quinta-feira (30), “teve como alvo dirigentes do EI com o objetivo de desmantelar e enfraquecer a capacidade do grupo de planejar, organizar e realizar atentados contra civis no Iraque e contra cidadãos, aliados e parceiros americanos na região e fora dela”, informou o Exército.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp “Esse grupo do EI estava…

TikToker palestino que mostrava rotina dentro da Faixa de Gaza morre em bombardeio

Medo Halimy, de 19 anos, era um entre os milhares de deslocados dentro do território palestino por causa da guerra. Jovem estava em uma tenda com acesso à internet quando morreu. TikToker que morreu em bombardeio na Faixa de Gaza registrava sua vida de refugiado
Era mais um dia de guerra na Faixa de Gaza. Mais um dia de “vida na tenda”, como dizia o palestino Medo Halimy. Aos 19 anos, ele se tornou uma estrela do TikTok e passou a documentar em vídeos o cotidiano no enclave.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Na segunda-feira (26), Hamily caminhou até uma tenda com acesso à internet onde se encontrou com o amigo Talal Murad. O local, conhecido como “sala de internet”, é usado por palestinos que precisaram abandonar suas casas para se conectar ao mundo exterior.
Durante a conversa entre os amigos, veio um…

Desemprego cai a 6,8% no trimestre terminado em julho, diz IBGE

Desocupação atinge 7,4 milhões de pessoas, mas população ocupada bate recorde ao passar dos 102 milhões. Na série comparável, é a menor taxa desde o trimestre encerrado em janeiro de 2014 (6,5%). Desemprego recua 6,8% no trimestre terminado em julho
A taxa de desemprego no Brasil foi de 6,8% no trimestre encerrado em julho, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao trimestre imediatamente anterior, encerrado em abril, houve queda de 0,7 ponto percentual (p.p.) na taxa de desocupação, que era de 7,5%. No mesmo trimestre de 2023, a taxa era de 7,9%.
Trata-se do melhor resultado para um trimestre encerrado em julho desde 2014 (7%). Na série comparável, é a menor taxa desde o trimestre encerrado em janeiro de 2014 (6,5%).
Com os resultados, o número absoluto de…

Dólar sobe e fecha a R$ 5,63, com piora da dívida pública e apesar de leilões do BC; Ibovespa cai

BC tentou realizar um leilão de US$ 1,5 bilhão para amenizar a alta da moeda americana na última semana, mas investidores se desanimaram com a piora das contas públicas no Brasil. Freepik
O dólar fechou em alta nesta sexta-feira (30), mesmo com a intervenção do Banco Central do Brasil (BC) para conter o avanço da moeda norte-americana.
Depois da disparada de ontem, o BC realizou dois leilões de dólares para controlar a cotação do câmbio. O primeiro foi frustrado em parte pelo desânimo dos investidores logo cedo, depois que saíram os resultados da dívida pública brasileira, que pioraram bastante em julho. O Banco Central, então, realizou um segundo leilão no início da tarde. (saiba mais abaixo)
No exterior, o mercado acompanha novos dados de inflação nos Estados Unidos, que vieram levemente melhor que o esperado, e avaliam qual pode ser a atitude do Federal Reserve (Fed,…

Silveira adia entrada em vigor de acordo que beneficia usinas da J&F; governo aguarda TCU

Ministro de Minas e Energia diz que, se TCU analisar acordo até 31 de outubro, pode antecipar a vigência para acionar as termelétricas dos irmãos Batista. Alexandre da Silveira, ministro de Minas e Energia
Reprodução/TV Globo
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, adiou novamente a entrada em vigor de um acordo que beneficia usinas termelétricas da Âmbar Energia, do grupo J&F –companhia dos irmãos Wesley e Joesley Batista. O g1 teve acesso ao ofício que notifica o adiamento.
O acordo já assinado entre a pasta e a Âmbar Energia entraria em vigência em julho, quando foi adiado por 45 dias para que o Tribunal de Contas da União (TCU) analisasse os termos. Por falta de resposta, Silveira decidiu adiar o acordo novamente, com entrada em vigor em 31 de outubro.
Contudo, caso o TCU examine o assunto até 31 de outubro, o ministro alerta que…

mercado

Globo Rural: informações adicionais das reportagens do dia 01/09/2024

Publicação do Sebrae traz dicas de como cultivar cenouras; confira. Cultivo de cenouras
Quer entender mais sobre o cultivo de cenoura Uma publicação do Sebrae, em parceria com a Emater do Distrito Federal (DF), traz dicas sobre a escolha da variedade, como controlar pragas e doenças e os cuidados na colheita e pós-colheita. >>>Acesse aqui…

mercado

Contas públicas têm déficit de R$ 21,3 bilhões em julho; dívida avança para 78,5% do PIB

Números foram divulgados nesta sexta-feira pelo Banco Central. Na parcial do ano, déficit das contas públicas cresceu e atingiu R$ 64,8 bilhões. As contas do setor público consolidado apresentaram um déficit primário de R$ 21,3 bilhões em julho, informou o Banco Central nesta sexta-feira (30).
O déficit primário acontece quando as receitas com impostos ficam abaixo das despesas, desconsiderando os juros da dívida pública. Em caso contrário, há superávit. O resultado engloba o governo federal, os estados, municípios e as empresas estatais.
O resultado representa melhora frente ao mesmo mês do ano passado, quando o rombo somou R$ 35,8 bilhões. De acordo com o BC, o déficit das contas públicas em julho foi resultado do desempenho das contas do governo federal, dos estados, municípios e também das empresas estatais. Veja abaixo:
governo federal registrou déficit de R$ 8,61 bilhões em julho;
estados e municípios tiveram saldo deficitário de…

mercado

Projeto do Orçamento 2025 vai prever salário mínimo de R$ 1.509; alta é de 6,87%

O projeto para o Orçamento de 2025 que o governo federal deve enviar ao Congresso nesta sexta-feira (30) deve prever um salário mínimo de R$ 1.509 a partir de janeiro.
Se confirmado, esse valor representa uma alta de 6,87% em relação aos R$ 1.412 atuais. Serão R$ 97 a mais por mês. Os números foram confirmados por fontes da equipe econômica ao blog. O projeto deve ser divulgado no fim do dia.
O governo enfrenta dificuldades de fechar o orçamento 2025 com déficit zero – meta da qual o ministro Fernando Haddad afirmou não abrir mão. O reajuste do salário mínimo será aplicado a partir de janeiro. Ou seja, no salário que o trabalhador receber de fevereiro em diante.
O percentual ainda pode mudar até dezembro, quando o Congresso aprovar a versão definitiva do Orçamento de 2025.
O percentual varia porque em 2023 Lula propôs, e o Legislativo…

Haddad diz que ‘derrotas compreensíveis’ no Congresso impediram déficit zero neste ano

Ministro afirmou que existe uma ‘probabilidade’ de as contas fecharem dentro da banda da meta fiscal em 2024, a depender do Legislativo. Ele participou de evento em São Paulo. Ministro da Fazenda Fernando Haddad.
TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (30) que o governo teria um déficit zero neste ano, conforme a meta fiscal proposta na Lei de Diretrizes Orçamentárias, caso não fossem algumas derrotas “compreensíveis” no Congresso Nacional. O ministro deu uma palestra no evento “Conexão 50 – Encontro dos Líderes do Franchising”, em São Paulo. “Se tivéssemos aprovado 100% do que propusemos ao Congresso ano passado, estaríamos com déficit zero nesse ano. Não é déficit zero porque vendi a Petrobras. É sustentável. E que tivemos percalços […]. Adiamos um pouco os resultados, mas a democracia é isso. É melhor ter Congresso dialogando com você, do que não…