É um milagre que Trump e JD Vance não tenham agredido Zelensky, alfineta porta-voz russa, após bate-boca na Casa Branca

Trump e Zelensky trocam farpas no salão oval
Questionada sobre o episódio nesta sexta-feira (28), Zakharova elogiou o autocontrole de Trump e Vance, classificou de “milagre” o fato de os anfitriões não terem agredido Zelensky em frente às câmeras.
“O autocontrole que Trump e Vance demonstraram, e o fato de eles não terem agredido o Zelensky… é um milagre de autocontrole”, declarou a porta-voz.
Zakharova também chamou o ucraniano de mentiroso. “A maior mentira de Zelensky é a de que a Ucrânia foi abandonada à própria sorte em 2022 [ano de início da guerra contra a Rússia], sem apoio nenhum”, disse.
Em um post no Telegram, o ex-presidente russo Dmitri Medvedev compartilhou o vídeo da discussão com a legenda: “Um tratamento brutal no Salão Oval”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/x/J/lyg4BeQreSocA8hZBhKA/pgm-globonews-limpo-ao-vivo-20250228-1259-frame-186805.jpeg)
Trump bate boca com Zelensky — Foto: GloboNews/Reprodução
Trump bate boca com Zelensky — Foto: GloboNews/Reprodução
O vice-presidente americano JD Vance disse: “Senhor Presidente, com todo o respeito. Acho desrespeitoso da sua parte vir ao Salão Oval e tentar debater isso diante da mídia americana”. Quando Zelensky tentou responder, Trump levantou a voz:
“Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial, e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muitos disseram que deveria”, afirmou Trump a Zelensky.
Trump havia pressionava Zelensky para aceitar um acordo para encerrar a guerra da Ucrânia, iniciada em 2022, depois de a Rússia invadir o território ucraniano.
O encontro marcaria a assinatura de um acordo para que os americanos obtivessem o direito de exploração de recursos minerais raros no leste do território ucraniano — o qual se encontra parcialmente ocupado pela Rússia.
Após o bate-boca, porém, Trump teria pressionado para que Zelensky e sua delegação se retirassem imediatamente da Casa Branca, e o acordo não foi assinado.