Herdeiros de Rupert Murdoch chegam a acordo sobre quem assume o império de mídia do bilionário

Os bilionários brasileiros em 2025, segundo a Forbes
Após disputas judiciais, os herdeiros de Rupert Murdoch chegaram a um acordo que garantirá a seu filho mais velho, Lachlan Murdoch, o controle dos grupos de mídia do bilionário após sua morte, informou o conglomerado em comunicado.
O acordo encerra o litígio depois que alguns irmãos contestaram a decisão de Murdoch de escolher Lachlan, alinhado à orientação política conservadora do pai, como sucessor.
Prudence MacLeod, Elisabeth Murdoch e James Murdoch receberão valores da venda de ações e deixarão de ter participação nas empresas dos grupos News Corporation (Wall Street Journal, New York Post nos EUA, The Sun no Reino Unido e The Australian) e Fox Corporation (Fox News).
O novo acerto cria um fideicomisso (instrumento de planejamento sucessório) em substituição ao Murdoch Family Trust, que reunia Lachlan e outros três irmãos.
A filha mais velha, Prudence, teve pouca atuação no negócio da família, enquanto James e Elisabeth são conhecidos por posições políticas mais próximas do centro.
“Novos fideicomissos serão criados em benefício de Lachlan Murdoch, Grace Murdoch e Chloe Murdoch”, informou comunicado que os citou como “beneficiários remanescentes”.
Com a primeira esposa, Patricia Booker, Murdoch teve Prudence. Lachlan, Elisabeth e James nasceram do segundo casamento, com Anna Maria Torv. Já Grace e Chloe são filhas do magnata com Wendi Deng.
A guerra pela sucessão da Fox
Entretanto, em dezembro, uma decisão judicial o impediu que o magnata alterasse o contrato. Isso porque a Justiça concluiu que Murdoch e seu filho, Lachlan, agiram de “má-fé” ao tentarem modificar os estatutos do documento que outorga as rédeas do império criado pelo bilionário.
Murdoch havia ido ao tribunal em setembro para tentar mudar o documento, de maneira a deixar Lachlan.
Antes do acordo anunciado hoje, o contrato de Murdoch deixava o conglomerado aos quatro filhos mais velhos, em partes iguais.
Rupert Murdoch nasceu em Melbourne, na Austrália, e é um dos principais magnatas de mídia do mundo, tendo sido empresário do setor desde os anos 1950. Entre os nomes do seu império estão os caias de televisão Fox e os jornais “The Wall Street Journal”, “The Sun” e “The Times of London”.
Junto com o sucesso nos negócios, Murdoch também colecionou polêmicas na gestão de suas empresas pelo alinhamento irrestrito ao conservadorismo. Comandante máximo da Fox News, transformou o canal em uma ampla rede de apoio para o governo de Donald Trump, em especial por meio dos programas de opinião.
Além da rumorosa linha editorial dos últimos anos, a Fox News enfrentou problemas com seus grandes nomes, com sérias acusações de assédios morais, abusos sexuais e endosso a teorias conspiratórias.
Até 2017, a família também era dona da 21st Century Fox, braço cultural do grupo e que incluía um complexo de estúdios de cinema e TV. A divisão foi comprada pela Disney em um negócio de US$ 52 bilhões.
Murdoch só deixou de vez a gestão de suas empresas em setembro do ano passado. As presidências da Fox Corporation e da Fox News foram ocupadas por seu filho homem mais velho, Lachlan Murdoch.

Rupert Murdoch e seu filho Lachlan (dir.) participam do primeiro dia da conferência de mídia anual da Allen and Co. em Sun Valley, Idaho, em julho de 2015. — Foto: REUTERS/Mike Blake/File Photo
Rupert Murdoch e seu filho Lachlan (dir.) participam do primeiro dia da conferência de mídia anual da Allen and Co. em Sun Valley, Idaho, em julho de 2015. — Foto: REUTERS/Mike Blake/File Photo