‘Herói genuíno’ desarmou assassino de praia em Sydney, diz autoridade australiana; VEJA VÍDEO
‘Herói genuíno’ desarmou assassino de praia em Sydney, diz autoridade australiana
A polícia australiana confirmou que ao menos 11 pessoas morreram e 29 ficaram feridas após um ataque a tiros na praia de Bondi, em Sydney.
Um dos atiradores morreu e outro foi detido.
“É a cena mais inacreditável que já vi: um homem se aproximando de um atirador que havia disparado contra a comunidade e, sozinho, o desarmando, colocando sua própria vida em risco para salvar a vida de inúmeras outras pessoas”, disse Minns em uma coletiva de imprensa no domingo.
Nas imagens, um homem de camiseta branca desarma o suspeito que estava com uma arma longa, que cai no chão. Ele, então, sai do local. Não há informações se o homem que desarma o atirador é um policial ou um cidadão que estava no local.
“Esse homem é um herói genuíno e não tenho dúvidas de que muitas, muitas pessoas estão vivas esta noite graças à sua bravura”, disse o governador.

Local do ataque a tiros em Sydney, na Austrália. — Foto: Arte/g1
Local do ataque a tiros em Sydney, na Austrália. — Foto: Arte/g1
A polícia informou que uma pessoa morta é suspeita de ser um dos dois atiradores que fizeram os ataques. O outro atirador está em estado crítico.
O jornal local Sydney Morning Herald relatou que houve disparos múltiplos na famosa praia. Ainda não há detalhes sobre o motivo dos tiros, mas havia um evento da comunidade judaica no local.
Alex Ryvchin, co-diretor executivo do Conselho Executivo da Comunidade Judaica Australiana, disse à Sky News em entrevista que o tiroteio ocorreu em um evento que celebrava o festival judaico de Hanukkah, e que começou ao pôr do sol.

Atiradores em Bondi Beach, na Austrália — Foto: AFP
Atiradores em Bondi Beach, na Austrália — Foto: AFP
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas se dispersando na praia de Bondi enquanto vários tiros e sirenes da polícia são ouvidos. A Reuters não conseguiu verificar as imagens imediatamente.
Em comunicado, o primeiro-ministro Anthony Albanese afirmou que as imagens vindas de Bondi são “angustiantes e chocantes”. Ele acrescentou que equipes policiais e de emergência “atuam no local para tentar salvar vidas”.
“A operação policial continua em andamento e seguimos orientando as pessoas a evitarem a área”, afirmou a polícia de Nova Gales do Sul em uma publicação no X.
Albanese afirmou que as imagens são “chocantes e agressivas” e que as equipes de resgate continuam atuando no local.
Tiroteio na praia de Bondi, na Austrália





