Homem mata 2 em emboscada contra bombeiros durante combate a incêndio nos EUA
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/r/M/g2KtwSRW6XzC34kMWTXA/2025-06-30t002738z-1263517771-rc2ncfad9xus-rtrmadp-3-usa-shooting-idaho.jpg)
Bombeiros foram atacados enquanto respondiam a um incêndio nos arredores de Coeur d’Alene — Foto: REUTERS/Young Kwak
Bombeiros foram atacados enquanto respondiam a um incêndio nos arredores de Coeur d’Alene — Foto: REUTERS/Young Kwak
Dois bombeiros morreram e um ficou ferido em um ataque a tiros de um homem armado com um rifle contra um grupo de bombeiros que atuava no combate a um incêndio no estado de Idaho, nos Estados Unidos, neste domingo (29). Segundo a agência de notícias Associated Press, o homem teria provocado as chamas.
As equipes enfrentaram uma série de disparos ao longo de várias horas.
De acordo com a polícia local, um suspeito foi encontrado morto no local com uma arma. O xerife afirmou acreditar que ele agiu sozinho e que planejou a emboscada.
As autoridades também informaram que as equipes foram acionadas por volta das 13h30, no horário local — 16h30, pelo horário de Brasília — para combater um incêndio na Montanha Canfield, ao norte da cidade de Coeur d’Alene. Cerca de hora depois, tiros foram relatados no local.
Três vítimas foram levadas para o hospital Kootenai Health, informou a porta-voz da polícia. Duas chegaram já sem vida, e a terceira estava sendo tratada por ferimentos e está instável.
Depois de encontrar o corpo do suspeito, as autoridades removeram um lockdown estabelecido anteriormente.
O xeriofe afirmou, ainda, que o atirador parecia estar escondido em terreno acidentado e usava um rifle de alta potência.
O FBI foi enviado ao local com equipes técnicas e suporte tático, informou o vice-diretor Dan Bongino.
“Continua sendo uma cena ativa e extremamente perigosa”, escreveu ele em uma publicação na X.
A liderança republicana da Câmara de Idaho divulgou um comunicado dizendo:
“Estamos horrorizados com o assassinato de dois bombeiros em Coeur d’Alene e chocados com um ataque tão cruel contra nossos socorristas. Estamos orando por eles, pelos feridos, por suas famílias e colegas.”
Um alerta emitido pelo Escritório de Gerenciamento de Emergências do Condado de Kootenai pediu que as pessoas evitassem a área ao redor da trilha Canfield Mountain Trailhead e da estrada Nettleton Gulch Road, cerca de 6,5 km ao norte do centro de Coeur d’Alene.
Nas redes sociais, o governador do estado comentou o ocorrido.
“Este é um ataque direto e hediondo contra nossos bravos bombeiros”, disse o governador Brad Little na plataforma X. “Peço a todos os habitantes de Idaho que orem por eles e por suas famílias enquanto aguardamos mais informações”.
Coeur d’Alene é uma cidade com 55 mil habitantes, localizada próxima à fronteira com o estado de Washington. A Montanha Canfield é uma área popular para caminhadas e ciclismo nos arredores da cidade, coberta por árvores, vegetação densa e entrecortada por trilhas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/5/z/hkHAyWSVibLVtICQXG9w/ap25181021953763.jpg)
Fumaça sobe de um incêndio próximo ao Lago Coeur d’Alene, em Idaho, onde bombeiros que respondiam à ocorrência foram baleados — Foto: C. Jones via AP
Fumaça sobe de um incêndio próximo ao Lago Coeur d’Alene, em Idaho, onde bombeiros que respondiam à ocorrência foram baleados — Foto: C. Jones via AP
LEIA MAIS:

Avião inclina e fica torto para pousar na Indonésia