Israel tem que ‘tomar decisão’ sobre próximos passos em Gaza, diz Trump

Donald Trump afirmou neste domingo (27) que o governo de Israel tem que “tomar uma decisão” sobre quais serão os próximos passos em Gaza.

Israel anuncia a retomada da ajuda humanitária aérea em Gaza

Israel anuncia a retomada da ajuda humanitária aérea em Gaza

Trump voltou a falar sobre a importância de libertar os reféns que ainda estão sob poder do grupo terrorista Hamas.

As medidas vêm em meio à pressão internacional em razão da crise humanitária vivida pelos moradores do enclave, controlado pelo grupo terrorista Hamas (leia mais abaixo).

O chefe humanitário da ONU, Tom Fletcher, disse que as equipes intensificarão os esforços para alimentar os famintos durante as pausas nas áreas designadas. “Nossas equipes no terreno farão tudo o que puderem para alcançar o maior número possível de pessoas famintas nesse intervalo”, disse ele em uma postagem na rede X.

Israel divulga imagens de lançamento aéreo de ajuda humanitária em Gaza

Israel divulga imagens de lançamento aéreo de ajuda humanitária em Gaza

Desde maio, esse apoio está concentrado na Fundação Humanitária de Gaza, entidade controversa apoiada por Israel e criticada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

ONU afirma que situação em Gaza é ‘show de horrores’

A volta da permissão da ajuda aérea ocorre em um momento de agravamento da crise humanitária em Gaza. Dezenas de moradores do enclave morreram de desnutrição nas últimas semanas, segundo o Ministério da Saúde do território, controlado pelo Hamas. Desde o início da guerra, 127 pessoas morreram por desnutrição, incluindo 85 crianças, informou o ministério.

No sábado, uma bebê de cinco meses, Zainab Abu Haleeb, morreu de desnutrição aguda grave no Hospital Nasser, em Khan Younis, segundo profissionais de saúde.

O Crescente Vermelho Egípcio informou que enviaria neste domingo mais de 100 caminhões com mais de 1.200 toneladas de ajuda alimentar para o sul de Gaza, via passagem de Kerem Shalom.