Mauro Vieira se reúne com secretário de Trump em Washington e reitera posição do Brasil a favor de negociar tarifas

Trump assina decreto e oficializa tarifaço de 50% contra o Brasil
O encontro aconteceu em Washington, capital norte-americana, e foi confirmado pelo Palácio do Itamaraty.
Mauro Vieira também esteve em Nova York nesta semana para participar de uma reunião na organização das Nações Unidas sobre a situação na Palestina. O ministro brasileiro aproveitou a viagem para fazer chegar a autoridades norte-americanas a disposição em dialogar sobre as tarifas.
Marco Rubio é o chefe da diplomacia dos Estados Unidos e tem canal direto com o presidente Donald Trump.
A GloboNews apurou com fontes na diplomacia que, além de reiterar a defesa do Brasil pelo diálogo em torno de tarifas, Mauro Vieira reforçou no encontro que o país não aceita negociar questões relacionadas à política interna, o que fere a soberania.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/v/6/DNVVxQS1uzmpE6a17cfg/vieira-rubio.jpg)
O chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em montagem — Foto: Reprodução/TV Globo e Patrick Semansky/AP
O chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em montagem — Foto: Reprodução/TV Globo e Patrick Semansky/AP
O governo Trump tem utilizado alguns argumentos como a situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF), para impor as tarifas a produtos brasileiros.
Ainda no encontro, conforme apurou a GloboNews, Mauro Vieira lamentou que o tema tenha sido politizado.
Desde que Trump anunciou a tarifa de 50%, tanto Mauro Vieira como o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin têm reforçado que o Brasil aceita negociar as questões comerciais.