Mistério nos EUA: FBI diz não saber de contatos entre sequestradores e apresentadora de TV cuja mãe desapareceu

Nesta imagem fornecida pela NBCUniversal, Savannah Guthrie, à direita, e sua mãe, Nancy, conversam na quarta-feira, 17 de abril de 2019, em Nova York — Foto: Nathan Congleton/NBCUniversal via AP
Nesta imagem fornecida pela NBCUniversal, Savannah Guthrie, à direita, e sua mãe, Nancy, conversam na quarta-feira, 17 de abril de 2019, em Nova York — Foto: Nathan Congleton/NBCUniversal via AP
O FBI informou nesta segunda-feira (9) que não tem conhecimento de qualquer comunicação em andamento entre a família da apresentadora do programa “Today”, Savannah Guthrie, e supostos sequestradores, mais de uma semana após o desaparecimento da mãe dela.
Poucas horas antes de um suposto prazo de resgate, Savannah Guthrie divulgou um vídeo em que afirmou que a família vive “uma hora de desespero”. Ela não mencionou o prazo, mas disse que os parentes, no Arizona, continuam acreditando que a mãe está viva.
“Ela foi levada e não sabemos para onde, e precisamos da sua ajuda”, disse Guthrie em um vídeo publicado no Instagram. Ela pediu que pessoas em todo o país fiquem atentas. “Não importa onde você esteja, mesmo longe de Tucson. Se vir algo, se ouvir algo.”
O desaparecimento misterioso mobilizou autoridades e chamou atenção nacional — do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que falou com Savannah Guthrie na semana passada, a investigadores amadores que passaram a divulgar pistas, teorias e rumores nas redes sociais.
O FBI começou a pedir ajuda do público por meio de painéis digitais instalados em grandes cidades do Texas, da Califórnia, do Arizona e do Novo México. A agência oferece recompensa de US$ 50 mil por informações.
Na última semana, vários veículos de imprensa receberam supostas cartas de resgate. Ao menos uma delas exigia dinheiro e estabelecia prazos para pagamento. O primeiro terminou na quinta-feira (5). Um segundo foi fixado para a noite desta segunda-feira.
As autoridades não confirmaram a autenticidade das cartas, mas afirmaram que todas as informações estão sendo investigadas. O departamento do xerife do condado de Pima informou que telefones para denúncia receberam milhares de ligações.
LEIA TAMBÉM
Preocupação

Imagem mostra um alerta de pessoa desaparecida para Nancy Guthrie — Foto: Pima County Sheriff’s Department via AP
Imagem mostra um alerta de pessoa desaparecida para Nancy Guthrie — Foto: Pima County Sheriff’s Department via AP
Em um vídeo divulgado no sábado (7), a apresentadora afirmou que a família está preparada para pagar pelo retorno da mãe. “Essa é a única forma de termos paz. Isso é muito valioso para nós, e vamos pagar.”
As autoridades acreditam que Nancy Guthrie foi levada contra a vontade de casa, nos arredores de Tucson, no Arizona. Ela foi vista pela última vez no local em 31 de janeiro e foi dada como desaparecida no dia seguinte, após não comparecer à igreja.
Testes de DNA indicaram que havia sangue da idosa na varanda da casa onde ela mora. A câmera da campainha havia sido desconectada, segundo o xerife do condado de Pima, Chris Nanos.
Há preocupação crescente com a saúde de Nancy Guthrie. Ela precisa de medicação diária, tem um marcapasso e histórico de pressão alta e problemas cardíacos, segundo registros de áudio do serviço de emergência divulgados pelo site Broadcastify.
VÍDEOS: em alta no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1




