Nvidia anuncia investimento de até US$ 100 bilhões na OpenAI, dona do ChatGPT

Ilustração mostra o logotipo da NVIDIA e a placa-mãe do computador — Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração
Ilustração mostra o logotipo da NVIDIA e a placa-mãe do computador — Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração
As duas companhias afirmaram que vão trabalhar juntas na construção de 10 gigawatts em datacenters de IA equipados com sistemas da Nvidia.
Segundo elas, o investimento deve envolver milhões de GPUs para a infraestrutura de próxima geração da tecnologia da OpenAI.
A primeira fase desses datacenters deve entrar em operação no segundo semestre de 2026, usando o processador Vera Rubin, descrito pela Nvidia como um “superchip” para aplicações de “inteligência artificial e ciência acelerada”.
“Esta parceria de investimento e infraestrutura marca o próximo salto – implantando 10 gigawatts para alimentar a próxima era de inteligência”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia.

OpenAI e Nvidia — Foto: Divulgação/OpenAI
OpenAI e Nvidia — Foto: Divulgação/OpenAI
“A infraestrutura de computação será a base para a economia do futuro, e utilizaremos o que estamos construindo com a Nvidia para criar novos avanços de IA e capacitar pessoas e empresas com eles em escala”, afirmou Sam Altman, CEO da OpenAI.
“Estamos entusiasmados em implantar os 10 gigawatts de computação com a Nvidia para ultrapassar a fronteira da IA e dimensionar os benefícios dessa tecnologia para todos”, completou Greg Brockman, cofundador e presidente da OpenAI.
Em comunicado, as empresas disseram que vão divulgar mais detalhes da parceria “nas próximas semanas”.
LEIA TAMBÉM:
Agente do ChatGPT reserva restaurante, faz compra, mas erra ao insistir demais
iPhone Air: primeiras impressões do celular fininho e quais são seus rivais
Data centers de IA podem consumir energia equivalente à de milhões de casas



