Reino Unido abre investigação contra o X por imagens de conteúdo sexual do Grok

Grok, inteligência artificial criada por Elon Musk — Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

Grok, inteligência artificial criada por Elon Musk — Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

A autoridade britânica de proteção de dados anunciou nesta terça-feira (3) a abertura de uma investigação formal sobre o Grok, chatbot da empresa xAI, de Elon Musk.

A investigação se dá por causa pelo potencial da ferramenta de IA de produzir imagens e vídeos sexualizados.

A apuração tem como alvo a xAI e a X Internet Unlimited Company — controladora de dados do X na União Europeia —, segundo informou o Information Commissioner’s Office (ICO) em comunicado.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

“A criação e a circulação desse tipo de conteúdo, segundo os relatos, levantam sérias preocupações à luz da legislação britânica de proteção de dados e representam risco de danos significativos ao público”, afirmou o ICO.

Separadamente, o órgão regulador da mídia do Reino Unido, o Ofcom, informou que continuará sua própria investigação sobre o X. Governos e autoridades reguladoras em todo o mundo vêm reprimindo conteúdos sexualmente explícitos gerados pelo Grok.

Buscas em escritórios na França

A ação faz parte de uma investigação preliminar sobre uma série de supostos crimes, incluindo a disseminação de pornografia infantil e deepfakes.

Autoridades pediram que Elon Musk, dono da rede social, preste esclarecimentos na investigação sobre a plataforma, informou o Ministério Público de Paris.