Tesouro premia 5,6 mil escolas, 61 mil alunos em Olimpíada de Educação Financeira, e mira 5 milhões de participantes neste ano

A Secretaria do Tesouro Nacional, em parceria com a B3 e o com o Ministério da Educação, premiou nesta quarta-feira (19) mais de 5,6 mil escolas e 61 alunos vencedores da 1ª Olimpíada de Educação Financeira (Olitef), em cerimônia em Brasília.

O evento contou com a presença do secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, além de representantes do Banco Central, da B3 e do Ministério da Educação, entre outros.

A importância da educação financeira nas escolas

A importância da educação financeira nas escolas

Na ocasião, a organização do evento distribuiu medalhas de ouro, prata, bronze e de honra ao mérito (leia mais abaixo).

A Olimpíada é uma iniciativa nacional gratuita que busca promover o conhecimento financeiro entre alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Participaram, da 1ª Olitef, que ocorreu no ano passado, 546 mil alunos espalhados por 2.234 cidades. Mais de 9 mil escolas foram inscritas.

“Acreditamos muito no papel transformador da educação. Conseguimos uma forma interessante de levar a educação financeira pra dentro das escolas de forma leve e em uma competição saudável. Toda a sociedade ganha”, disse o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esse tipo de evento é importante para mobilizar a sociedade, engajar professores e alunos e “repensar” as escolas. “Precisamos pensar as escolas a partir dessa perspectiva de projeção”, declarou ele.

Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef) — Foto: Material de divulgação do Tesouro Nacional

Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef) — Foto: Material de divulgação do Tesouro Nacional

Nesta primeira edição da Olitef:

  • Foram premiados 5.681 escolas (87% do total de escolas participantes) e 61.689 alunos (11,3% de medalhistas do total de alunos participantes) com distribuição de medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito.
  • Mais de 17 mil professores foram capacitados na jornada de formação em Educação Financeira nesta primeira edição.
  • No início deste ano, 54 escolas públicas (duas por estado) foram sorteadas para receber um prêmio de R$ 100 mil convertidos em melhorias de infraestrutura.
  • Foram distribuídos entre as instituições 32 laboratórios de informática, 14 de robótica, 5 de ciências, além de 2 kits de materiais de construção e 1 kit de equipamentos para quadra e materiais esportivos.

Olitef 2025

De acordo com o secretário do Tesouro, Rogério Ceron, a meta é contar com a participação de 5 milhões de estudantes na 2ª edição da Olitef — que será realizada neste ano.

“Vamos fazer temáticas como o empreendedorismo para que nossos jovens tenham um primeiro contato e possam entender como isso funciona. É educação de uma forma leve, gostosa. Uma competição saudável, que toda comunidade ganhe”, avaliou Ceron, do Tesouro Nacional.

As inscrições já podem ser feitas por meio do site da Olitef a partir desta quarta, e se estendem até 1º de setembro deste ano. Após a inscrição, será disponibilizado acesso a um material de preparação para os alunos. A prova será realizada em 9 de setembro de 2025.

Entre os objetivos da Olitef estão:

  • Capacitar e valorizar os professores: os educadores recebem recursos didáticos e técnicos para ensinar educação financeira, valorizando sua carreira ao orientar alunos em uma competição nacional.
  • Fortalecer a comunidade escolar: ao participar da OLITEF, a escola se coloca em evidência como um centro de excelência educacional e tem a oportunidade de se destacar nacionalmente.
  • Ampliar o conhecimento financeiro dos alunos: com a OLITEF, os alunos descobrem como gerenciar dinheiro, investir e economizar. Tornam-se proativos sobre suas finanças desde cedo e se preparam para o futuro.

Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef) — Foto: Material de divulgação do Tesouro Nacional

Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef) — Foto: Material de divulgação do Tesouro Nacional