Trump diz que qualquer país que trafique drogas para os EUA pode ser atacado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (2) que qualquer país que trafique drogas para o território norte-americano pode ser alvo de um ataque.
A afirmação foi feita durante uma reunião com secretários de governo. Ao comentar o combate ao narcotráfico, Trump acusou a Colômbia de manter fábricas para a produção de cocaína. Ele disse ainda que as drogas são levadas para os Estados Unidos.
“Qualquer um que esteja fazendo isso e vendendo para dentro do nosso país está sujeito a ataque, não só a Venezuela”, disse.
“A Venezuela é muito ruim, provavelmente pior que a maioria, mas muita gente faz isso. Eles enviam assassinos para o nosso país”, acrescentou.
Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas de 2025, da agência da ONU para drogas e crimes, grande parte da cocaína que entra nos EUA vem da Colômbia, do Peru e da Bolívia. Já a maioria do fentanil, opioide responsável por quase 70% das overdoses nos EUA em 2023, vem do México.
Em setembro, o Departamento de Estado dos EUA publicou uma lista para identificar os principais países que produzem ou por onde transitam drogas ilícitas. Não necessariamente esses territórios enviam entorpecentes para os EUA. O Brasil não está na relação. Confira a seguir:
- Afeganistão
- Bahamas
- Belize
- Bolívia
- Birmânia
- China
- Colômbia
- Costa Rica
- República Dominicana
- Equador
- El Salvador
- Guatemala
- Haiti
- Honduras
- Índia
- Jamaica
- Laos
- México
- Nicarágua
- Paquistão
- Panamá
- Peru
- Venezuela


