Quem é Diogo Guillen, ex-diretor do BC que assume a chefia econômica do Itaú
Diogo Guillen, diretor de política econômica do Banco Central, durante a apresentação do Relatório de Política Monetária.
Raphael Ribeiro/BC
O Itaú Unibanco anunciou nesta terça-feira (28) uma mudança no comando de sua área de pesquisa econômica. Diogo Guillen, ex-diretor do Banco Central do Brasil, será o novo economista-chefe do banco a partir de 1º de julho de 2026. Ele substituirá Mário Mesquita, que deixa o cargo após quase dez anos à frente das áreas de macroeconomia e pesquisa.
🗒️Tem alguma sugestão de reportagem? Mande para o g1
Guillen assume a função após cumprir período de quarentena. Formado pela PUC-Rio e com doutorado pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, o economista tem passagem recente pelo setor público, onde atuou como diretor de Política Econômica do Banco Central entre 2022 e 2025. Antes disso, integrou a área econômica da Asset do próprio Itaú entre 2015 e 2021.
Veja os…
Famílias de vítimas processam dona do ChatGPT por massacre que deixou 8 mortos no Canadá
Homenagem às vítimas do massacre que deixou nove mortos em uma escola de Tumbler Ridge, no Canadá, em fevereiro de 2026
Christinne Muschi/The Canadian Press via AP
Familiares das vítimas de um dos massacres mais mortais da história do Canadá entraram com um processo contra a OpenAI, dona do ChatGPT, e contra o CEO Altman, em um tribunal dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (29).
No ataque que aconteceu em fevereiro, em Tumbler Ridge, na Colúmbia Britânica, uma atiradora matou oito pessoas, incluindo várias crianças, e cometeu suicídio em seguida.
📩 Assine a newsletter do Guia de Compras do g1 com testes e dicas de tecnologia
Segundo a alegação dos familiares, a empresa identificou a atiradora Jesse Van Rootselaar representava um risco oito meses antes do ataque, mas não alertou a polícia. Na semana passada, um jornal de Tumbler Ridge publicou uma carta aberta em que Altman disse estar…
Documentos mostram que apenas Elon Musk pode demitir Elon Musk da SpaceX, diz agência
Vídeos em alta no g1
Ninguém pode destituir Elon Musk dos cargos de diretor-executivo (CEO) e presidente do conselho da SpaceX sem o consentimento do próprio bilionário. A informação aparece em um trecho do documento preparado pela empresa para sua abertura de capital (IPO, na sigla em ingês), analisado pela Reuters.
🗒️Tem alguma sugestão de reportagem? Mande para o g1
Segundo o documento, Musk “só pode ser removido do nosso conselho ou dessas posições pelo voto dos detentores de ações Classe B” — papéis com direito a dez votos cada. Após o IPO, essas ações ficarão sob controle dele. Na prática, isso significa que qualquer decisão sobre sua saída dependeria de uma votação dominada pelo próprio Musk.
O documento acrescenta que, se ele “mantiver uma parcela significativa de suas ações ordinárias Classe B por um longo período, poderá continuar controlando a eleição e a destituição da maioria…
Comissão do Senado dos EUA aprova indicação de Trump para o Fed
Kevin Warsh, indicado por Trump para a presidência do Federal Reserve, o Fed
Kevork Djansezian/AFP Kevin Warsh, escolhido pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para liderar o Federal Reserve, superou um importante obstáculo processual nesta quarta-feira, abrindo caminho para suceder Jerome Powell nas próximas semanas, em meio aos esforços sem precedentes da Casa Branca para exercer controle sobre o banco central mais poderoso do mundo.
O Comitê Bancário do Senado aprovou o encaminhamento da indicação de Warsh ao plenário da Casa, que é controlado pelos republicanos. Todos os 13 republicanos do comitê apoiaram Warsh depois que o senador Thom Tillis, da Carolina do Norte, retirou sua oposição após decisão do Departamento de Justiça, na sexta-feira, de encerrar uma investigação criminal contra Powell, que Tillis considerava uma ameaça à independência política do Fed.
Os 11 democratas do comitê, que dizem duvidar da promessa de Warsh de definir…
Petróleo sobe mais de 5% e bate US$ 117 o barril, com Oriente Médio no radar
Plataforma de petróleo em Sergipe
Jeová Luiz/TV Sergipe
Os preços do petróleo subiam pelo 8º dia seguido nesta quarta-feira (28) e alcançavam o patamar dos US$ 117 por barril, impulsionado pelas tensões no Oriente Médio. Além do impasse nas negociações de paz entre os Estados Unidos e o Irã, investidores também continuavam a avaliar a saída dos Emirados Árabes Unidos da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e da Opep+, que reúne aliados estratégicos do grupo.
Perto das 13h, o petróleo tipo Brent, referência internacional, tinha alta de 5,80%, cotado a US$ 117,71 o barril. Já o West Texas Intermediate (WTI), dos Estados Unidos, subia 5,63% no mesmo horário, a US$ 105,56.
🔍 O tipo Brent é a principal classificação de petróleo cru para os mercados europeu e asiático. É a referência utilizada pela Petrobras para definir os preços dos combustíveis no mercado interno. Extraído principalmente…
EUA vão passar a emitir passaportes com rosto e assinatura de Trump
EUA vão emitir passaportes com o rosto de Trump
Os Estados Unidos vão começar a emitir passaportes com o rosto do presidente Donald Trump, informou o Departamento de Estado nesta terça-feira (28). A medida faz parte das comemorações dos 250 anos da independência do país.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A informação foi revelada primeiro pela Fox News e confirmada pelo porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Pigott, em uma rede social.
O passaporte comemorativo terá uma ilustração baseada no retrato oficial de Trump como presidente na parte interna da capa. A arte também traz uma assinatura dele em dourado. Ao fundo, estão a bandeira dos Estados Unidos e a Declaração de Independência.
A contracapa do passaporte terá uma bandeira dos Estados Unidos em dourado. No lugar das 50 estrelas no retângulo azul, o desenho traz 13 estrelas com o número 250 ao centro. A referência é…
Justiça dos EUA autoriza prisão de ex-chefe do FBI por post com suposta ameaça a Trump nas redes
O ex-diretor do FBI James Comey fala com jornalistas no Capitólio, em Washington, D.C., em 17 de dezembro de 2018.
AP Photo/J. Scott Applewhite, arquivo
A Justiça dos Estados Unidos emitiu nesta terça-feira (28) um mandado de prisão contra o ex-diretor do FBI James Comey. As informações são do jornal “The New York Times”. Ele é acusado de ameaçar o presidente Donald Trump em um post nas redes sociais.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
A publicação foi feita em maio do ano passado. No Instagram, Comey divulgou uma imagem com conchas organizadas na areia formando os números 86 e 47. Segundo o Departamento de Justiça, a imagem poderia ser interpretada como uma ameaça a Trump.
De acordo com o dicionário Merriam-Webster, o número “86” é uma gíria que pode significar “dispensar”, “descartar” ou “recusar atendimento”. Em usos mais recentes, ainda pouco comuns, o termo…
Trump critica Alemanha após chanceler dizer que EUA estão sendo humilhados na guerra: ‘Estão indo mal’
Chanceler da Alemanha diz que EUA estão sendo humilhados na guerra contra o Irã
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rebateu declarações do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, que afirmou que os norte-americanos estão sendo humilhados na guerra contra o Irã. Nesta terça-feira (28), em uma rede social, Trump disse que a Alemanha está “indo mal” em vários aspectos.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Na segunda-feira (27), Merz afirmou durante uma visita a uma escola que os EUA parecem não ter uma estratégia clara para encerrar o conflito. Segundo ele, “os iranianos estão claramente mais fortes do que se esperava”.
“Uma nação inteira está sendo humilhada pela liderança iraniana, em particular pela chamada Guarda Revolucionária”, disse, em referência aos Estados Unidos.
A resposta veio no dia seguinte. Na Truth Social, Trump afirmou que Merz considera aceitável que o Irã tenha uma arma nuclear e disse que…
Em discurso ao Congresso, rei Charles III exalta Otan e diz que EUA e Reino Unido têm ‘dever de promover a paz’
Rei Charles III chega aos Estados Unidos mesmo após tiroteio em jantar no sábado (25)
O rei Charles III da Inglaterra discursou nesta terça-feira (28), no Congresso dos EUA, em Washington. Ele e sua mulher, a rainha Camilla, realizam uma visita de Estado de quatro dias ao país num momento em que as duas partes vivem um momento conturbado.
Em sua fala, Charles deu destaque à Otan, a aliança militar Ocidental, cujos membros são alvos frequentes de críticas de Trump, falou em “promover a paz” e buscou reforçar os laços entre os EUA e o Reino Unido. “A essência de nossas duas nações é uma generosidade de espírito e um dever de cultivar a compaixão, promover a paz, aprofundar a compreensão mútua e valorizar todas as pessoas, de todas as religiões — e também aquelas que não têm religião”.
O rei Charles III fez várias referências à independência americana da Inglaterra,…
Rei Charles III faz discurso histórico no Congresso dos EUA
Rei Charles III faz discurso histórico no Congresso dos EUA No pronunciamento, monarca reforçou os laços entre EUA e Reino Unido em meio a momento de tensão entre os aliados históricos por conta da guerra no Irã. O rei britânico Charles III chegou aos EUA na segunda (27) para uma visita oficial de 4 dias. Nesta terça, o monarca e a rainha Camilla terão um jantar de gala com Trump e Melania.. Charles III fez um discurso no Congresso americano, em que buscou reforçar a união entre EUA e o Reino Unido e a importância dos valores democráticos.. A visita de Charles III ocorre em um momento de tensão entre Londres e Washington, que são aliados históricos, e dias após um homem armado tentar invadir um jantar com a presença de Trump.. Trump estuda represálias ao governo britânico por não entrar na guerra do Irã, entre elas rever…
